O PERFIL DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA: REALIDADE E PERSPECTIVAS NOS PAÍSES LUSÓFONOS
Coordenadores
Gilda Maria Martins de Araújo (Universidade Federal de Pernambuco)
Maria José de Matos Luna (UNICSUL)
Mary Francisca do Careno (UNESP)
Sueli Marquesi (Universidade Cruzeiro do Sul)
Tema do Simpósio
Considerando que a pluralidade lingüística dos sete países de língua portuguesa encontra eco para investigação do ensino e aprendizagem da língua portuguesa, torna-se indispensável abrir um amplo diálogo essencial na compreensão, formulação\reformulação do currículo e a formação do professor de língua portuguesa e, dessa forma, o conjunto de conceitos e atividades que norteiam a docência do profissional de letras\língua portuguesa. Nessa direção, pretende-se, com esse simpósio, reunir depoimentos de docentes na área de língua portuguesa, com foco na transdisciplinariade e no caráter social do uso lingüístico, com uma mediação entre teorização lingüística e prática pedagógica, naturalmente sem perder de vista a identidade das culturas lusófonas. Haverá que se recorrer, evidentemente, aos conteúdos programáticos e à grade curricular das diversas experiências levando-se em conta um conjunto de itens descritos em termos de relação e contraste dentro da própria língua: questões de leitura, escrita, gramática, manual escolar e avaliação, portanto o conjunto de conceitos e atividades que norteiam a docência do profissional de Letras.
Comunicações
1. O PERFIL DO PROFESSOR EM EAD: QUESTÕES EXPLORATÓRIAS SOBRE CONSTRUÇÃO DE ETHOS
Virgínia Leal
2. PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM SUJEITO SIMPLES?
Elisa Cristina Lopes
3. LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA E INTERCULTURALISMO
Sónia Maria Xavier Duarte
4. O PROFESSOR INTERCULTURAL NA PERSPECTIVA SÍOCIO-INTERACIONISTA
Suzana Ferreira Paulino
5. CONCEPÇÕES DO PROFEASSOR DE PROTUGUÊS ACERCA DO LUGAR DA GRAMÁTICA NO ENSINO DA LÍNGUA
Noadia Iris da Silva
Suzana Ferreira Paulino
Josivaldo Barbosa da Silva
6. EDUCAÇÃO DA ORALIDADE E CIDADANIA
Neusa Salin Miranda
7. O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E O LUGAR DISCURSIVO DO DISCENTE EM PROFUÇÕES TEXTUAIS ESCOLARES
Irenilda Francisca de Oliveira e Silva
8. O CONCEITO FREIREANO DE DIÁLOGO E O TRABALHO COM A TERCEIRA IDADE
Tatiana Cabral Couto
9. PERFIL CULTURAL DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CENTRO OESTE DO ESTADO DE SÃO PAULO
Dagoberto Buim Arena
Cyntia Graziela Guizelim SimõesGirotto
Renata Junqueira de Souza
Ana Maria da Costa Santo Menin