SLG 3

ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL

Coordenadores

Cláudia Graziano Paes de Barros (UFMT)
André Luiz Rauber (UFMY)

Tema do Simpósio

O presente simpósio objetiva congregar pesquisas que tratem de questões relacionadas ao ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa no Brasil. Em um momento histórico marcado por discussões a respeito do baixo desempenho lingüístico dos estudantes brasileiros em diferentes avaliações, diversos pesquisadores têm se dedicado a estudar e discutir variados aspectos do ensino de língua, tais como as proposições dos Parâmetros Curriculares Nacionais e sua aplicação, o ensino da gramática, capacidades de leitura e produção de textos, entre outros. Neste contexto, o presente simpósio tem grande relevância no sentido de tornar conhecidas as experiências desenvolvidas no Brasil acerca do ensino-aprendizagem da língua portuguesa, bem como oportunizar o diálogo com outras nações e/ou instituições que têm a língua portuguesa como objeto de estudo e aprendizagem.

Comunicações

1.     PROFESSORES QUE BUSCAM INOVAR SUA PRÁTICA DE ENSINO DE GRAMÁTICA: O QUE FAZEM E COMO FAZEM 
Ana Sílvia Moço Aparício

 

2.     LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO: O ENSINO QUE SE DESEJA, O ENSINO QUE SE FAZ 
Célia Maria Medeiros Barbosa da Silva
João Gomes da Silva Neto

 

3.     ENSINANDO E APRENDENDO A LÍNGUA PORTUGUESA EM TRÊS EIXOS: LEITURA, ORALIDADE E ESCRITA 
Jilvania Lima dos Santos

 

4.     O DESDOBRAMENTO DE UMA RELAÇÃO METATEÓRICA COM RELAÇÃO À LÍNGUA MATERNA: O PORTUGUÊS BRASILEIRO 
Maria da Graça Carvalho do Amaral

 

5.     O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA ATRAVÉS DO MÉTODO COLABORATIVO: QUESTÕES RELATIVAS AO PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES E A ORGANIZAÇÃO DOS GRUPOS COLABORATIVOS 
Nina Isotanic

 

6.     EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA MATERNA 
Dieli Vesario Palma
Jeni Silva Turazza

 

7.     GÉNEROS DISCURSIVOS E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: PONTOS DE REFLEXÃO 
Cláudia Baziano Paes de Barros

 

8.     MATRIZES TÉCNICO-TEÓRICAS PARA UMA ESTILÍSTICA SEMIÓTICO-FUNCIONAL: MODELO APLICADO 
Darcilia Marindir Pinto Simões
Karla Menezes Lopes Niels
Thiago Serpa Gomes da Rocha

 

9.     O PROCESSO DE AQUISIÇÃO LINGUÍSTICA EM SALA DE AULA 
Junot Cornélio Matos
Marigia Ana de Moura Aguiar
Moab Duarte Acioli
Wanilda Maria Cavalcanti

 

10.   A ORGANIZAÇÃO DO CURRÍCULO DE LÍNGUA PORTUGUESA E A CRIAÇÃO DO "ALUNO-ADOLESCENTE" NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN - BRASIL) 
Cristina Batista de Araújo

 

11.   O CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA: A QUESTÃO DA GRAMÁTICA 
Márcia Dresch

 

12.   O PAPEL DOS ELEMENTOS EXTRA-CURRICULARES NA APRENDIZAGEM DA NORMA PADORNIZADA DA LÍNGUA PORTUGUESA 
Zilda Paiva

 

13.   O ENSINO E APRENDIZAGEM DA LEITURA: O MODO SÓCIO-INTERACIONISTA DE LER 
Maria de Fátima Almeida

 

14.   OBSERVATÓRIO DE LEITURA: LITERATURA E ENSIN0 
Dinéa Maria Sobral Muniz
Lúcia Maria Freire Beltrão