ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL
Coordenadores
Cláudia Graziano Paes de Barros (UFMT)
André Luiz Rauber (UFMY)
Tema do Simpósio
O presente simpósio objetiva congregar pesquisas que tratem de questões relacionadas ao ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa no Brasil. Em um momento histórico marcado por discussões a respeito do baixo desempenho lingüístico dos estudantes brasileiros em diferentes avaliações, diversos pesquisadores têm se dedicado a estudar e discutir variados aspectos do ensino de língua, tais como as proposições dos Parâmetros Curriculares Nacionais e sua aplicação, o ensino da gramática, capacidades de leitura e produção de textos, entre outros. Neste contexto, o presente simpósio tem grande relevância no sentido de tornar conhecidas as experiências desenvolvidas no Brasil acerca do ensino-aprendizagem da língua portuguesa, bem como oportunizar o diálogo com outras nações e/ou instituições que têm a língua portuguesa como objeto de estudo e aprendizagem.
Comunicações
1. PROFESSORES QUE BUSCAM INOVAR SUA PRÁTICA DE ENSINO DE GRAMÁTICA: O QUE FAZEM E COMO FAZEM
Ana Sílvia Moço Aparício
2. LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO: O ENSINO QUE SE DESEJA, O ENSINO QUE SE FAZ
Célia Maria Medeiros Barbosa da Silva
João Gomes da Silva Neto
3. ENSINANDO E APRENDENDO A LÍNGUA PORTUGUESA EM TRÊS EIXOS: LEITURA, ORALIDADE E ESCRITA
Jilvania Lima dos Santos
4. O DESDOBRAMENTO DE UMA RELAÇÃO METATEÓRICA COM RELAÇÃO À LÍNGUA MATERNA: O PORTUGUÊS BRASILEIRO
Maria da Graça Carvalho do Amaral
5. O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA ATRAVÉS DO MÉTODO COLABORATIVO: QUESTÕES RELATIVAS AO PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES E A ORGANIZAÇÃO DOS GRUPOS COLABORATIVOS
Nina Isotanic
6. EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA MATERNA
Dieli Vesario Palma
Jeni Silva Turazza
7. GÉNEROS DISCURSIVOS E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: PONTOS DE REFLEXÃO
Cláudia Baziano Paes de Barros
8. MATRIZES TÉCNICO-TEÓRICAS PARA UMA ESTILÍSTICA SEMIÓTICO-FUNCIONAL: MODELO APLICADO
Darcilia Marindir Pinto Simões
Karla Menezes Lopes Niels
Thiago Serpa Gomes da Rocha
9. O PROCESSO DE AQUISIÇÃO LINGUÍSTICA EM SALA DE AULA
Junot Cornélio Matos
Marigia Ana de Moura Aguiar
Moab Duarte Acioli
Wanilda Maria Cavalcanti
10. A ORGANIZAÇÃO DO CURRÍCULO DE LÍNGUA PORTUGUESA E A CRIAÇÃO DO "ALUNO-ADOLESCENTE" NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN - BRASIL)
Cristina Batista de Araújo
11. O CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA: A QUESTÃO DA GRAMÁTICA
Márcia Dresch
12. O PAPEL DOS ELEMENTOS EXTRA-CURRICULARES NA APRENDIZAGEM DA NORMA PADORNIZADA DA LÍNGUA PORTUGUESA
Zilda Paiva
13. O ENSINO E APRENDIZAGEM DA LEITURA: O MODO SÓCIO-INTERACIONISTA DE LER
Maria de Fátima Almeida
14. OBSERVATÓRIO DE LEITURA: LITERATURA E ENSIN0
Dinéa Maria Sobral Muniz
Lúcia Maria Freire Beltrão