FUNCIONALISMO APLICADO AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO L1
Coordenadora
Vânia Cristina Casseb-Galvão (UFG)
Resumo
Funcionalismo aplicado ao ensino de língua portuguesa. Pretende-se discutir trabalhos voltados para o ensino de língua portuguesa para falantes nativos do português (L1),cuja orientação teórica siga princípios funcionalistas da linguagem, especialmente, aqueles sustentados nas postulações de Dik (1997), Givon (1992) e Halliday (1985).
A TEORIA DA VALÊNCIA APLICADA AO TRABALHO DE REVISÃO DE TEXTOS
Vânia Cristina Casseb-Galvão (UFG)
GRAMATICALIZAÇÃO DE VERBOS: O VERBO esperar NO PORTUGUÊS CULTO PAULISTANO
Elaine Cristina Silva Santos (USP)
FUNCIONALISMO x FORMALISMO: UMA BRIGA COVARDE
Elizabeth Antônia de Oliveira (PUC-MG)
DA PERSPECTIVA FUNCIONALISTA DE UMA MONOGRAFIA: PRÁTICA DA ESCRITA NO ENSINO SUPERIOR
Gilce Aparecida Quintão Castro (UFMG/UNILESTE-MG)
A METÁFORA COMO PRODUÇÃO LINGÜÍSTICA, COGNITIVA E CULTURAL
Leosmar Aparecido da Silva (UEG/UFG)