SLP40

PROJETO LER & SER, COMBATENDO O ANALFABETISMO FUNCIONAL – REFORMULAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DO SISTEMA ALFABÉTICO DO PORTUGUÊS DO BRASIL, COM O NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO: TRANSCRIÇÃO FONOLÓGICA AUTOMÁTICA

 

Coordenadora
Leonor Scliar-Cabral (UFSC/CNPq)

Resumo
O simpósio visa à apresentação e à discussão do projeto "Ler & Ser: combatendo o analfabetismo funcional", dentro da proposta de alfabetizar para o letramento, que  envolve a especialização de 500 multiplicadores, os quais,por seu turno, atuarão junto a 2.500 professores que ministram aulas a 130.000 alunos desde a educação infantil até a 9ª série do ensino fundamental, nos municípios de Florianópolis, Blumenau, Criciúma, Jaguaruna, Joinville, São Francisco do Sul, Tubarão, Curitiba, Fazenda do Rio Grande e Dois Vizinhos. Serve de modelo, com adaptações à LP e cultura do Brasil,  o programa Iniciativa de Intervenção Precoce (Early Intervention Initiative), desenvolvido pelo Conselho do Condado Oeste de Dunbartonshire, na Escócia, que conseguiu reduzir o analfabetismo funcional de 28% para 6% (resultados divulgados em novembro de 2007). Os princípios do sistema alfabético do PB, formalizados por Scliar-Cabral (2003), com as  reformulações impostas pelo Novo Acordo Ortográfico, fundamentam a elaboração do material pedagógico bem como a proposta do ensino da Gramática para a implementação da competência em leitura e escrita. Apresenta-se, igualmente, o programa Nhemhém, de Vera Vasilévski, que aplicou os mesmos princípios para a codificação fonológica automática de textos digitados no Português do Brasil.

LER & SER: COMBATENDO O ANALFABETISMO FUNCIONAL
Leonor Scliar-Cabral (UFSC)

ALFABETIZAÇÃO PARA O LETRAMENTO, BASEADA NOS PRINCÍPIOS DO SISTEMA ALFABÉTICO DO PB
Mariléia Silva dos Reis (UNISUL)

O PROGRAMA DE CONVERSÃO AUTOMÁTICA GRAFEMA-FONEMA NHENHÉM 1.0 E SEU USO COMO FERRAMENTA PARA AUXILIAR O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
Vera Lúcia Vasilévski (UFSC)