DISCURSO E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Coordenador
Carlos Augusto B. Andrade (UNICSUL)
Resumo
Neste simpósio, discutiremos temas gerais e específicos relacionados ao ensino de língua portuguesa, procurando refletir sobre os desafios entre a pesquisa acadêmica e o ensino da língua materna praticado na educação básica, no ensino médio e no ensino superior. Considerados os baixos resultados apontados pelos diferentes exames realizados nas instâncias educativas, no que se refere às competências de leitura e escrita, pretendemos debater sobre: 1) contribuições da Lingüística para o ensino de Língua Portuguesa; 2) formação do professor de língua materna; 3) diálogos entre os níveis de ensino que possibilitem instaurar qualidade nas práticas pedagógicas.
A EDUCAÇÃO LINGÜÍSTICA E A PEDAGOGIA DA LEITURA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO
Adriano de Oliveira Carvalho (PUC-SP)
A LÍNGUA PORTUGUESA EM TIMOR-LESTE: O DISCURSO DA MEMÓRIA DO PROFESSOR
Aliete Bormann (UFRN) / Marília Silveira (CEFET-RN)
PEDAGOGIA DA LEITURA E DA ESCRITA – SIGNALIZAÇÕES À EDUCAÇÃO DOS EDUCADORES
Elida M. Fiorot Costalonga (PUC-SP/COMEV)
OS GESTOS DE LEITURA-ESCRITURA EM UMA PERSPECTIVA DISCURSIVA
Gesualda de Lourdes dos Santos Rasia (UNIJUI) /Ercília Ana Cazarin (UNIJUI)