SLP27

LETRAMENTO E REPRESENTAÇÃO - Vinculado ao IV Simpósio Internacional sobre Práticas Escritas na Escola

 

Coordenadora
Maria de Lourdes Meirelles Matencio
Vice-coordenador
Manoel Luiz Gonçalves Corrêa (USP)

Resumo
Como parte do Projeto CAPES/COFECUB 510/05 Ensino-aprendizagem da escrita na formação de profissionais de nível universitário, envolvendo a USP, a UNICAMP e a Université Stendhal, Grenoble 3 (FR), o IV Simpósio Internacional sobre práticas escritas na escola: letramento e representação tem como objetivos: promover a discussão sobre o tema do ensino da escrita;  envolver, nesse debate, pesquisadores nacionais e internacionais (docentes e discentes), com participação aberta ao público; e fortalecer os laços da linha de pesquisa emEstudos de lingüística aplicada do português e do Programa de Pós-graduação em Filologia e Língua Portuguesa do DLCV-FFLCH-USP com a pesquisa realizada fora do país. O simpósio, que marca o quarto e último ano de vigência do Projeto, destina-se a graduandos, pós-graduandos, professores (do ensino médio e universitário), pesquisadores interessados no estudo da escrita e, neste ano, se constituirá num evento paralelo ao I Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa.

EVENTOS REFLEXIVOS – TRANSFORMATIVOS EM LETRAS: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA DE CRÔNICAS
Adriana Fischer (UNIFEBE-SC/CIED-UM PORTUGAL)

RELAÇÕES TEXTUAIS/DISCURSIVAS ENTRE IMAGENS E TEXTOS VERBAIS EM LIVROS DE LITERATURA INFANTIL
Célia Abicalil Belmiro (UFMG)

A PERCEPÇÃO DO SENTIDO NO ÂMBITO ACADÊMICO EM SITUAÇÃO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Glória Dias Soares Vitorino (UNILESTE-MG)

A LINGUA PORTUGUESA NO BRASIL: A CONSTRUÇÃO DE UM SEMIÓFORO
Rute Izabel Simões Conceição (UFGD)

AS ATIVIDADES DE REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA E SUA REPRESENTAÇÃO NOS MANUAIS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO BRASIL E DE PORTUGAL
Silvane Aparecida de Freitas (UEMS)

LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO BILÍNGÜE PARA SURDOS: CAMINHOS PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA
Sueli Fernandes (UFPR)

A ESCRITA INFANTIL NA INTERNET: REGULARIDADES NOS USOS DA VÍRGULA EM UM BATE-PAPO VIRTUAL
Viviane Vomeiro Luiz Sobrinho (UNESP)