LEI 11.645 E AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A "EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO- RACIAIS E PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NO BRASIL: POSSIBILIDADES E LIMITES".
Coordenadora
Aparecida do Carmo Frigeri Berchior (FAFIBE)
Vice-coordenadora
Patrícia Cláudia da Costa (Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos)
Resumo
Considerando o contexto da legislação educacional acerca do ensino de história e cultura afro-brasileira e africanas no Brasil, discutir-se-á a Lei 11.645 de março de 2008 e verificar-se-á as possibilidades e limites da formação de professores nesta perspectiva assim como do ensino desta temática, da educação infantil à educação universitária, por meio das Artes, Literatura e História.
MEMÓRIA ORAL E APRENDIZADO DA LÍNGUA PORTUGUESA EM MAPUTO: SUBSÍDIOS À IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 11.645/08
Nilce da Silva / Aparecida do Carmo Frigeri Berchior
A TERCEIRIZAÇÃO DA ESCRITA POR PESSOAS IDOSAS NO BRASIL E EM MOÇAMBIQUE
Nilce da Silva / Patrícia Claudia da Costa
GRUPO IBOM: PARA UMA AMPLIAÇÃO DOS GRUPOS AFRICANOS TRANSPLANTADOS PARA O BRASIL COM O TRÁFICO NEGREIRO
Cristiane Benjamim Santos
EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Maria José Bueno Casseb / José Pedro Toniosso
DISCURSOS SOBRE RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS MANUAIS ESCOLARES EM PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA
Aracy Alves Martins