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LEI 11.645 E AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A "EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO- RACIAIS E PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NO BRASIL: POSSIBILIDADES E LIMITES".

 

Coordenadora
Aparecida do Carmo Frigeri Berchior (FAFIBE)
Vice-coordenadora
Patrícia Cláudia da Costa (Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos)

Resumo
Considerando o contexto da legislação educacional  acerca do ensino  de história e cultura afro-brasileira e africanas  no Brasil,  discutir-se-á a Lei 11.645 de março de 2008 e  verificar-se-á as  possibilidades e limites da formação de  professores nesta  perspectiva assim como do ensino desta temática,  da educação  infantil à educação universitária, por meio das Artes,  Literatura  e História.

MEMÓRIA ORAL E APRENDIZADO DA LÍNGUA PORTUGUESA EM MAPUTO: SUBSÍDIOS À IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 11.645/08
Nilce da Silva / Aparecida do Carmo Frigeri Berchior

A TERCEIRIZAÇÃO DA ESCRITA POR PESSOAS IDOSAS NO BRASIL E EM MOÇAMBIQUE
Nilce da Silva / Patrícia Claudia da Costa

GRUPO IBOM: PARA UMA AMPLIAÇÃO DOS GRUPOS AFRICANOS TRANSPLANTADOS PARA O BRASIL COM O TRÁFICO NEGREIRO
Cristiane Benjamim Santos

EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Maria José Bueno Casseb / José Pedro Toniosso

DISCURSOS SOBRE RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS MANUAIS ESCOLARES EM PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA
Aracy Alves Martins