I SIMELP (São Paulo - Brasil)

i simelp

O Congresso foi organizado com a parceria de universidades do mundo todo em que se ensina a língua portuguesa e suas variadas formas de difusão cultural, tais como músicas, língua, lingüística e literaturas.  Sua sede administrativa, nesta edição de setembro/2008, esteve instalada na Universidade de São Paulo e teve à sua frente uma Coordenação composta por professores da Universidade de São Paulo, da Universidade de Évora, conforme previsto no Protocolo assinado em 19/10/2007 pelas duas universidades e como proposta gerada dentro do Acordo Fapesp-Grices, durante o ano de 2007, além da Universidade Cruzeiro do Sul.

Esses objetivos permitiram que grupos já tradicionais em pesquisas científicas na área da linguagem e da língua portuguesa pudessem ser acolhidos pelo SIMELP. Essa aproximação se deu pela incorporação da programação de três outros eventos. Trata-se do III Encontro Anual do Grupo de Pesquisa Mudança Gramatical do Português (USP/CNPq), liderado pela Profa. Dra. Maria Célia Lima-Hernandes (USP), do II Encontro Anual do Grupo de Pesquisa Morfologia Histórica do Português (GMHP/USP), liderado pelo Prof. Dr. Mário Viaro (USP) e do IV Simpósio Internacional sobre  Práticas Escritas na Escola: letramento e representação (Projeto CAPES/COFECUB 510/05), liderado pelo Prof. Dr. Manoel Corrêa (USP). Constituíram-se, assim, como eventos paralelos que se integraram ao SIMELP por meio da estrutura organizativa e da programação, que contou com simpósios em que trabalhos e debates foram desenvolvidos, com duas sessões de pôsteres, com dois exames finais de dissertações de Mestrado junto ao Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa (FFLCH-USP).

Estiveram presentes ao evento representantes de universidades em que se ensina, estuda e pesquisa o português de várias partes do mundo. Pode-se ter uma visão geral dessa participação por meio dos membros do Conselho Científico. Várias associações ligadas à Língua Portuguesa também estiveram representadas, dentre as quais citam-se, a título de ilustração, a Associação Internacional de Língua Portuguesa, o Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa e a Associação de Leitura do Brasil.

A Comissão Organizadora, em conjunto com a Comissão Científica, convidou pesquisadores de diversas áreas no campo dos estudos lingüísticos, literários e do ensino da Língua Portuguesa para conferências, mesas-redondas e simpósios que focalizaram o tema – Língua Portuguesa no Mundo – por diferentes prismas. Houve, ainda, a apresentação de pôsteres e a realização de uma reunião de negócios em que se debateu a possibilidade de elaboração de projetos conjuntos futuramente.

Cada autor pôde submeter, no máximo, dois trabalhos, inscritos em categorias diferentes de apresentação. As categorias de apresentação de trabalho no SIMELP incluíram: simpósios e pôsteres.

Os Simpósios correram sob a responsabilidade de seus coordenadores e vices, convidados da Comissão Organizadora e desenvolveram-se no máximo em três períodos (conforme o programa), com apresentação máxima de 7 trabalhos por período.  Cada um dos autores selecionados para apresentação expôs seus textos em, no máximo, 20 minutos, num formato de comunicação individual, guardando-se dez minutos para debates. Puderam apresentar suas comunicações nos Simpósios pesquisadores graduados, pós-graduandos e pós-graduados. A seleção dos trabalhos ficou a cargo dos coordenadores e vice-coordenadores dos Simpósios, os quais obedeceram aos seguintes critérios para a seleção dos trabalhos apresentados:

O autor do resumo deveria ser graduado, pós-graduando ou pós-graduado;
    Os resumos deveriam demonstrar a pertinência ao tema do Simpósio em que foi foi feita a proposta de submissão;
    Com relação ao formato, os resumos deveriam ser redigidos em fonte TIMES NEW ROMAN, tamanho 12, e deveriam conter entre 150 e 250 palavras;
    Com relação ao conteúdo, os resumos deveriam apresentar de forma clara: linha de pesquisa à qual se filiava o trabalho, objetivo, justificativa, metodologia, base teórica e resultados preliminares.

Os Pôsteres, cuja apresentação foi aberta a todas as categorias de pesquisadores, foram avaliados e selecionados previamente por membros do Conselho Científico, os quais assumiram como critérios para aceitação de trabalhos os seguintes:

Os resumos deveriam obedecer ao seguinte formato: fonte TIMES NEW ROMAN, tamanho 12, e conter entre 150 e 250 palavras;
    Com relação ao conteúdo, os resumos deveriam apresentar de forma clara: linha de pesquisa à qual se filiava o trabalho, objetivo, justificativa, metodologia, base teórica e resultados preliminares;
    O resumo deveria conter, de forma explícita, o nome do orientador (no caso de iniciação científica) e a instituição a que se vinculava o trabalho.

Todas as manhãs, o evento contou com mesas-redondas, em que foram debatidos temas de interesse geral com pesquisadores de abordagens diversas. Os cinco temas debatidos foram os seguintes: Difusão da Língua Portuguesa no Mundo, Implantação do Português no Mundo, Literatura: ensino e pesquisa, Singularidades e perspectivas das literaturas de Língua Portuguesa e Unificação da Língua Portuguesa?

Durante a mesa de abertura do evento, a Profa. Dra. Maria João Marçalo anunciou que, em comemoração ao aniversário da Universidade de Évora, realizará em outubro de 2009, o II Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa em Évora, Portugal.

Brasil, São Paulo, setembro/2008.

Acesse também:

Comissão Organizadora