SLP15

SOCIOLINGÜÍSTICA APLICADA AO ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA

 

Coordenadora
Maria do Socorro Pessoa (UNIR)

Resumo
Muitos grupos populacionais do Brasil são alvos de discriminação e preconceitos. São considerados como sendo portadores de uma cultura pobre, primitiva, tribal e inferior, o que os conduz a perder sua identidade e seu modo de vida tradicional. É necessária a conscientização de que cada povo tem sua história, tem seu papel na construção da sociedade e que não pode simplesmente ser ignorado ou discriminado em suas atitudes e percursos lingüísticos. A Linguagem e a Educação, especialmente quanto ao Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa, são base na construção da Identidade Social dos povos, principalmente se esses constroem sociedades de migrantes, imigrantes e nativos, como é o caso do Brasil. A Identidade Social será o resultado da reflexão de como o sujeito vê a si mesmo, inicialmente, e de como aceita, respeita e valoriza o Outro que é seu parceiro na construção dessa Identidade. Este é um dos princípios da Sociolingüística Qualitativa-Educacional. No Brasil, as manifestações da Língua, com suas Linguagens, identificam a diversidade e a heterogeneidade lingüístico-cultural que sempre nos acompanhou. Precisamos estar sempre preparados, ou nos prepararmos para conviver com as diferenças em relação aos Outros, pois, ser diferente não é ser “errado”. Há muito a dizer sobre o que somos, de onde viemos e o papel que desempenhamos na região onde vivemos. Por essa miscigenação toda que apresentamos, acreditamos que o Ensino / Aprendizagem de Língua Portuguesa é um relevante instrumento que socializará conhecimentos inéditos sobre a construção e convivência dos nossos pequenos e importantes núcleos populacionais. Somos um povo rico  em natureza, água, plantas medicinais, alimentação natural, entre outros.. mas, o Outro também tem muito a oferecer, pois tem a sua individualidade somada à nossa miscigenação. Precisamos valorizar o lugar onde estamos, de modo consciente e real, o que significa valorizar as pessoas desse lugar. Acreditamos que a Sociolingüística Qualitativa-Educacional poderá influenciar, positivamente, o Ensino e a Aprendizagem da Língua Portuguesa, bem como as futuras Políticas Didático-Lingüísticas para esse ensino. A Sociolingüística Aplicada aos estudos e aprendizagens sobre a Língua Portuguesa, com sua imensa variedade de Linguagens, acreditamos, será, na Educação Escolar, um valioso e indispensável instrumento de interação Sócio-Lingüístico-Cultural.

SOCIOLINGÜÍSTICA APLICADA AO ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA
Maria do Socorro Pessoa (UNIR)

A SOCIOLINGÜÍSTICA NA SALA DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA INVESTIGAÇÃO HISTORIOGRÁFICA
Daniel Marra da Silva (UFG) / Sebastião Elias Milani (UFG)

FALA E ESCRITA: A PRESENÇA DO DISCURSO REPORTADO EM TEXTOS DE ENTREVISTA
Flávia Elizabeth de Oliveira Gomes (UFRN)

LINGUAGEM ORAL E LINGUAGEM ESCRITA: UM ESTUDO SOBRE POSICIONAMENTO E ESCOLHAS SEMÂNTICAS DE CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS
Flávia Girardo Botelho (CEFET-MT)

A LINGUAGEM DO FUTEBOL NO ENSINO DO PORTUGUÊS
Gislaine Rodrigues (UNESP)

GÍRIA E DIVERSIDADE SEXUAL: INTERAÇÕES SOCIOLINGÜÍSTICAS
Nilton Tadeu Alonso (PUC-SP)

ÊXODO LINGÜÍSTICO: A MIGRAÇÃO DE SONS E SENTIDOS NA LÍNGUA PORTUGUESA
Rosimar de Fátima Schinelo (UNICERES)