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O PROFESSOR DE PORTUGUÊS E SEU PAPEL NO ENSINO: EXPERIÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS

 

Coordenadores
André Luiz Rauber (UFMT) / Cyana Leahy-Dios (UFF)

Resumo
A maioria das pesquisas e estudos sobre o processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa (LP), nas escolas da educação básica brasileira, tem demonstrado, em seus resultados, um ponto comum: a problemática desse ensino e sua crise (POSSENTI e ILARI, 1985; BRITTO, 1997; BATISTA, 2001; NEVES, 2001, RAUBER, 2005). Várias são as deficiências identificadas. Destas, recebem destaque, por exemplo: o ensino de uma única variedade da LP; a organização dos conteúdos restrita aos aspectos formais da língua – sua morfologia e sua sintaxe-, com pouca ênfase nas questões comunicativas, pragmáticas e discursivas; a concentração das análises lingüísticas apenas em frases ou termos e o pouco uso do texto como unidade básica de ensino; a utilização indiscriminada do livro didático (LD) de português, sem o apoio de outras fontes bibliográficas; a dicotomia língua e literatura e o trabalho com a historiografia da literatura do que propriamente com o texto literário. Do outro lado dessas questões, entretanto, há contribuições das teorias e tendências mais recentes da lingüística, como a Sociolingüística, a Pragmática, o Funcionalismo e a Análise do Discurso que, de certo modo, têm sustentado propostas de ensino de LP com pretensões diferenciadas de estudo da língua no contexto escolar. Não se pode negar que essas propostas têm tentado, cada uma de seu modo, (re)modelar algumas concepções teóricas e metodológicas do professor de LP. Diante disso, cabe perguntar: qual o papel, entendido aqui como função, do professor de LP na contemporaneidade? A fim de encontrar possíveis respostas para esta questão, foi proposto, neste Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, este simpósio, cujo objetivo é oportunizar um espaço para divulgação de experiências, desenvolvidas atualmente no vasto território do Brasil, nas salas de aula de LP, e em pesquisas acadêmicas, que mostram como o professor de LP de hoje tem experimentado, em suas aulas, as tendências teóricas da lingüística contemporânea. Numa leitura ampla do que vem a ser lingüística aplicada, para os debates, serão bem-vindos trabalhos sustentados em arcabouços teóricos já estabelecidos no cenário da ciência lingüística que envolvam o ensino/aprendizagem do português como L1, o que significa incluir também experiências com o estudo da literatura nas aulas de LP. Espera-se que as discussões promovidas neste simpósio contribuam para, além da crítica pura e simples, apontar perspectivas e ações que, efetivamente, estejam editando o papel do professor de português nos tempos atuais.

O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM TEMPOS DE MUDANÇAS: TEORIAS E EXPERIÊNCIAS
André Luiz Rauber (UFMT)

NOVOS OLHARES: TRABALHANDO UMA GRAMÁTICA INTELIGENTE NA LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
Cyana Leahy-Dios (UFF)

O RELATO REFLEXIVO E A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA PROFISSIONAL: UM ESTUDO DE CASO COM PROFESSOR DE LÍNGUA MATERNA
Alexandre José P. Cadilhe de A. Jácome (UFF)

O CONHECIMENTO LINGÜÍSTICO NA PRÁTICA DOCENTE
Ana Cristina Salviato Silva (UNIFAE)

O LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS E A PRÁTICA DOCENTE: ANÁLISE DA CONCEPÇÃO DE LINGUAGEM
Célia Maria Medeiros Barbosa da Silva (UnP

PRODUÇÃO TEXTUAL COMO PROCESSO DE INTERLOCUÇÃO: ALGUMAS REFLEXÕES
Cristiane Rocha da Silva (UFMG)

O VERBETE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Elisa Battisti, Maria Helena Menegotto Pozenato e Sandra Cristina Porsche (UCS)

TRANSPONDO SABERES NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E SABERES DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
Josilete Alves Moreira de Azevedo (UFRN)

A CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS DO GÊNERO DISCURSIVO NARRATIVO VISUAL A PARTIR DAS ORIENTAÇÕES DE UM PROGRAMA FEDERAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Leandro Wallace Menegolo (UFMT/SEDUC)

O TEXTO LITERÁRIO NAS AULAS DE LP NO ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL
Maria Alice Venturi (FTS)

PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR – CONEXÃO UNIVERSIDADE/ ENSINO FUNDAMENTAL
Maria das Graças Soares (UFRN)

O ESTUDO COLABORATIVO COMO MÉTODO DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Mina Isotani (USP)