SLP35

GÊNEROS TEXTUAIS E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

 

Coordenadoras
Lília Santos Abreu-Tardelli (CEFET-SP) / Luzia Bueno (Universidade São Francisco)

Resumo
Este simpósio objetiva discutir diferentes pesquisas de autores que vêm trabalhando com a temática de gêneros de texto/discurso. Embora haja diferenças no tocante às perspectivas teóricas entre pesquisadores brasileiros ao lidar com gêneros textuais, constatamos que o conjunto de seus estudos muito pode contribuir para aprimorar a intervenção na prática escolar: seja na formação continuada de professores, na prática em sala de aula, no estudo descritivo de suas características etc. Pretendemos, assim, frente aos diferentes trabalhados apresentados, traçar um panorama das pesquisas desenvolvidas em relação às dificuldades de análise dos diferentes gêneros textuais, aos diferentes modelos de análise, à sua transposição didática no processo de ensino e aprendizagem, dentre outros. Com isso, visamos trazer aportes que possam ajudar tanto na pesquisa quanto na prática de ensino e aprendizagem de gêneros.

GÊNEROS ORAIS: ELEMENTOS LINGÜÍSTICOS E NÃO-LINGÜÍSTICOS
Luzia Bueno (PUC-SP)

O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA CONTEMPORANEIDADE: A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DA TEORIA DOS GÊNEROS AO CONTEXTO ESCOLAR
Ana Karla de Carvalho Sousa (UFMG)

O GÊNERO RESENHA E A APROPRIAÇÃO DO DISCURSO ARGUMENTATIVO NA UNIVERSIDADE
Ana Maria Junqueira Fabrino (USP)

O ENSINO DE PRÁTICAS DE ESCRITA ATRAVÉS DOS GÊNEROS DISCURSIVOS: DO CUMPRIMENTO DE TAREFAS ESCOLARES AO DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA
Cecília Eller Rodrigues Nascimento (UNICAMP)

OS GÊNEROS TEXTUAIS COMO CONTEÚDO PRINCIPAL DO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA PARA CRIANÇAS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS
Cláudia Raimundo Reys (UFSCar) / Ester Almeida Helmer (UFSCar) / Danitza Dianderas Silva (UFSCar)

“O QUE CONTA UM CONTO?”: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EM QUE OS GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS EMERGEM COMO AUTÊNTICOS INSTRUMENTOS DE COMUNICAÇÃO
Edna Aparecida Lisboa Soares (Faculdade Pitágoras)

PEDAGOGIA DE PROJETOS, LETRAMENTO E GÊNEROS DO DISCURSO: ANÁLISE DE UMA PRÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL
Jordana Thadei (Faculdade Sumaré)

OS GÊNEROS TEXTUAIS NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM OLHAR À LUZ DA REFERENCIAÇÃO
Lidiane de Morais Diógenes Bezerra (UFRN)

AUTORES E GÊNEROS NAS COLEÇÕES DIDÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO PNLD 2007 (1ª A 4ª SÉRIES)
Luiz Carlos Gonçalves de Oliveira (USP)

O GÊNERO FÁBULA: UMA PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Maria Aparecida Leite Mendes Cota (FAMINAS-BH)

GÊNEROS TEXTUAIS E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: A CONCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE LETRAS
Maria Eliete de Queiroz (UERN)

OS ELEMENTOS DE RESPONSABILIZAÇÃO ENUNCIATIVA PRESENTES EM “SANTINHOS POLÍTICOS”
Priscila Lopes Viana (UFMG/CAPES)

GÊNEROS MULTIMODAIS NA SALA DE AULA: DIDATIZAÇÕES E POSSIBILIDADES
Roselma Monteiro (UFPE)

A RESENHA ACADÊMICA: OS VERBOS DE DIZER X INTERPRETAÇÃO
Siderlene Muniz de Oliveira (PUC-SP)

ENSINO DE PRODUÇÃO ESCRITA DE GÊNEROS DA ORDEM DO ARGUMENTAR: A ATUAÇÃO DO PROFESSOR E DO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS
Sílvio Ribeiro da Silva (UNICAMP/UFG)