SLP1

O ENSINO DE PORTUGUÊS E AS NOVAS TECNOLOGIAS

 

Coordenadora
Liliane Santos (Université Charles-de-Gaulle Lille III)

Resumo
Mesmo fazendo parte da nossa vida diária, as chamadas novas tecnologias (internet, videoconferência, CD-rom, DVD, etc.) são ainda timidamente utilizadas no ensino/aprendizagem do Português, seja como L1/LM, seja como L2/LE, mesmo se a sua utilidade não necessita ser demonstrada: autonomia dos alunos, trabalho interativo, motivação evidente, além da aplicação cotidiana e indiscutível de uma pedagogia diferenciada são alguns dos benefícios reconhecidos por aqueles que as utilizam. Neste contexto, o objetivo deste simpósio é justamente o de se constituir em um espaço aberto a discussões sobre o uso das novas tecnologias no ensino da língua portuguesa: análise de aspectos teóricos, didáticos e pedagógicos, evidentemente, mas também apresentação de projetos e relatos de experiência, relativos aos diferentes níveis de ensino (primário, secundário e superior) serão alguns dos seus eixos privilegiados.

ENSINO E APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA IN-TANDEM EM CONTEXTO VIRTUAL: PRIMEIROS PASSOS DE UM PROJETO FRANCO-BRASILEIRO
Liliane Santos (Université Charles-de-Gaulle Lille III)

PRODUÇÃO DE MATERIAL PARA CURSOS A DISTÂNCIA: COESÃO E COERÊNCIA
Ana Lúcia Tinoco Cabral (UNICSUL)

CONSIDERAÇÕES SOBRE A ESCRITA ACADÊMICA PARA A WEB
Ana Maria Nápoles Villela (CEFET-MG)

A TEXTUALIDADE PRESENTE EM UMA DISCIPLINA NA MODALIDADE A DISTANCIA
Arlinda Cantero Dorsa (UCDB)

ENSINANDO A LÍNGUA PORTUGUESA MEDIA POR COMPUTADOR: UM TRABALHO A PARTIR DO GÊNERO DO DISCURSO
Dánie Marcelo de Jesus (UNIC)

RETEXTUALIZAÇÃO: A INTERNET COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
Darcília Marindir Pinto Simões (UERJ/PUC-SP/FBCJ)

PROJETO MINUTO – NARRATIVA EM OUTRAS LINGUAGENS
Davina Marques (Unicamp) Ludmila Alexandra dos Santos Sarraipa (IAC)

A WEBQUEST COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA EM AMBIENTE VIRTUAL 
Flávio Geraldo Oniles da Silva (UNI/BH)

ONENESS - UM CURSO DE PORTUGUÊS ON-LINE
Maria de Lourdes Crispim e Ana Maria Madeira (Universidade Nova de Lisboa)

INFORMÁTICA NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA DE ALFABETIZADORES
Nara Luz Chierighini Salamunes (UFRGS)

GÊNEROS DIGITAIS CONSTRUINDO E SENDO CONSTRUÍDOS PELOS GÊNEROS DISCURSIVOS: REPENSANDO AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO
Petrilson Alan Pinheiro (UNICAMP)

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PERSPECTIVAS PARA UMA APRENDIZAGEM AUTÔNOMA EM AMBIENTES COLABORATIVOS
Rubens Alexandre Vieira (PUC-SP)

NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: A PROPAGANDA DA WEB COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA
Simone Dália de Gusmão Aranha (UEPB)

O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: INTER-AÇÃO PELA LINGUAGEM E SUA SUBJETIVIDADE NO AMBIENTE VIRTUAL 
Vagner Aparecido de Moura (PUC-SP)